terça-feira, 20 de março de 2012

Rillettes de Salmão


Ingredientes (serve 6 porções)
300 g de salmão fresco
1 tablet de caldo de legume
½ maço cebolinha picado
¼ ramo de dill (endro)
1 Caixa de creme de leite (bem consistente)
½ suco de limão
Sal e pimenta a gosto



Preparação
  • Cozinhar o salmão no caldo de legumes (temperatura do caldo inicio de ebulição)
  • Deixar resfriar
  • Quebrar as postas do salmão em uma tigela retirando cuidadosamente a pele, os ossos e as partes cinzentas. 
  • Adicionar o creme de leite, o suco do limão, a cebolinha e o dill picado
  • Despejar em forminha pequena
  • Cobrir com filme plástico e colocar na geladeira
  • Sirva com torradas ou com folhas de endivias.
Sugestão de Acompanhamento:

Vinho Château de la Mallevieille Bergerac Sec 
Vinho Domaine Léon Boesch Pinot Blanc (Biodinâmico) 

Simplesmente imperdível!!!


sexta-feira, 9 de março de 2012

Encontro de Vinhos Rio de Janeiro

A Vinhos Everest marcou presença no "Encontro de Vinhos" realizado na Cidade Maravilhosa. Neste Evento, cuidadosamente organizado por Beto Duarte, tivemos a oportunidade de apresentar o biodinâmico Domaine Léon Boesch  Pinot Blanc, Château de la Mallevieille Montravel, Château de la Mallevieille Imagine 2003, Château les Palais Corbières, Domaine Didier Charavin Côtes du Rhone, Château Roque Peyre Bordeaux, além dos chilenos Junta Gran Reserva Carménère, Reserva Momentos Assemblage e Reserva Syrah.

O público, bastante refinado, aprovou todos os rótulos apresentados pela Vinhos Everest e entrou em êxtase com o Château de la Mallevieille Imagine  e o Château de la Mallevieille Montravel, ambos criteriosamente elaborados por Philippe Biau, já citado em outros artigos do nosso blog. O primeiro pela riqueza de seu aroma, grandeza de estrutura e persistência, não é a toa que este vinho apenas é produzido em safras extraordinárias. O segundo também com aroma espetacular combinado com um leveza irresistível, esse vinho é maturado em barrica nova de acácia, um vinho branco que surpreende.      






sexta-feira, 2 de março de 2012

Vinhos Biodinâmicos: O mais autentico reflexo da sinergia entre a Terra, o Sol e a Lua


  • Em 1924, Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, lançou as bases da agricultura biodinâmica em forma de oito conferências proferidas no Koberwitz Domaine, perto de Breslau, na Silésia.
    Citações de Rudolf Steiner: "A agricultura biodinâmica é uma agricultura que visa assegurar a saúde do solo e plantas para fornecer alimentos saudáveis para os animais e homens. É baseado em um profundo entendimento das leis de "viver" adquirida por uma natureza qualitativa / global.
    Os objetivos da agricultura biodinâmica: curar a terra, rejuvenescer, formar e manter paisagens, oferecer aos homens uma dieta saudável, desenvolver a abordagem da vida e compreender o papel do homem, abrir novas oportunidades sociais nas fazendas e nos produtores.
    As práticas específicas da agricultura biodinâmica: O projeto da fazenda como uma organização agrícola, A fabricação, utilização e revitalização dos "preparados biodinâmicos", tendo em conta as influências da periferia cósmica ( Lua, Sol, planetas ...)
    Steiner tem uma visão vitalista do universo... Em qualquer nível, ele viu seu programa como uma reintrodução dos elementos "espirituais" na agricultura. ( Steiner 2004, p. 46). 


    Dois extraordinários exemplos alsacianos de vinhos Biodinâmicos são o Domaine Léon Boesch Pinot Blanc e o Domaine Léon Boesch Riesling.  A entrada do chaix é umd os emblemas desta vinícola, uma porta de palha transada do século XVIII.