sexta-feira, 26 de junho de 2015

Uma perfeita harmonização: Cabernet Franc e Daube à la provençale


Uma belo prato pede um grande vinho (e vice versa)!!! Nossa sugestão do dia é um casamento perfeito do Damaine Martin Anjou Rouge com Dauble à la Provençale, fácil preparo e de paladar riquíssimo.

Ingredientes (para 8 pessoas):

- 2 kg de paleta bovina cortado em pedaços grandes
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 2 folhas de louro
- 2 dentes de alho
- 1 maço de tomilho
- pimenta do reino e sal
- une tira de casca de laranja seca (secar no forno a temperatura baixa para desidratar)
- 300 g de olivas pretas sem caroços
- 2 colheres de sopa de molho de tomate concentrado
- 2 colheres de sopas de azeite de oliva
- 1 garrafa de vinho Val de Loire
Preparo:
Numa tigela, colocar a carne, cebola e a cenoura fatiado fino, o alho descascado, o tomilho, e o louro, pimenta e a casca de laranja. Colocar o vinho e deixar repousar por 12-24 horas na geladeira.
Colocar na frigideira (usada para dourar a carne) a marinada e os legumes, ferver durante 5 minutos
Colocar com a carne na panela, salgar, acrescentar o molho de tomate.

Deixar esfriar, abrir e acrescente as olivas pretas e duas colheres de azeite de oliva.

Pegar a carne (não jogar a marinada) e dourar cada pedaço numa frigideira no óleo muito quente, colocar numa panela de pressão.

Fechar a panela e cozinhar por uma hora e meio, contando a partir da liberação do vapor, a fogo médio para não queimar a carne na panela.

Servir com arroz, ou penne ou batatas no vapor; Prato que é melhor quando re-aquecida, pode se preparar na véspera, se o molho é muito espesso, pode se acrescentar algumas colheres de água quente.



Val de Loire e suas preciosidades

O que mais nos encanta na França é a tradição dos produtores, a valorização de suas raízes, o respeito e amor por seu terroir, seu trabalho é um exemplo é a tradição que a família Gaec Martin passa há 5 gerações de pai para filho. Uma produtora de vinhos constituída por diferentes apelações autorizadas na região de Anjou, no belíssimo Val de Loire,  que corresponde a 27 hectares de vinhedos, com manejo totalmente manual. O resultado é a produção de um vinho elegante, delicado, equilibrado e extremamente perfumado! Com aroma repleto de pequenas frutas silvestres (amoras, mirtilos e groselha negra) em meio a notas de fumaça e grafite, completadas por um toque terroso. Na boca é sofisticado e sutil, com taninos leves, corpo moderado, acidez na medida exata e um final muito suave. 

Domaine Martin Anjou Rouge, 

               Um vinho deliciosamente feminino!


   




quinta-feira, 18 de junho de 2015

Preparativos para o inverno!!!

As temperaturas estão baixando, as paisagens mudando. as lareiras se ascendendo e aquele clima gostoso vai surgindo para a estação mais aconchegante do ano, o inverno. O inverno nos remete ao afago, atenção, companhia é o clima perfeito para um vinho aveludado, cheio, que envolva hamoniozamente toda a nossa boca com seus taninos elegantes e equilibrados. 


Imagine, uma companhia perfeita para você!   


Château de la Mallevieille Imagine 2003

Composição:
50% Merlot, 20% Malbec, 20% Cabernet Franc, 10% Cabernet Sauvignon

Fermentação:
Em barricas novas de carvalho francês durante 15 meses

Combinações:
Com carnes vermelhas, magrets, caças e queijos


Notas:
Vinho de coloração rubi intenso com reflexo roxo,tem aroma agradável de frutas vermelhas com notas de especiarias. Boa estrutura em boca revela taninos dissolvidos, harmonia sutil de quatro tipos de uvas.




Premiações:
Uma estrela no guia de vinhos Hachette 2006, 94/100 no guia Gilbert e Gaillard.