sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cave Chevalier e suas preciosidades


Cave Chevalier é uma vinícola localizada em Drôme, entre Lyon e Marselha no sul da França com uma clima especial que juntamente com as variedades  das uvas que cultivam,  são os pontos de partida para a grande qualidade dos vinhos que elaboram. 




As vinhas, graças ao trabalho dos homens do campo, reproduzem um verdadeiro nectar dos deuses, onde certamente, a natureza é preservada.
 




A exposição ao sol permite contar com colheitas de extrema qualidade, e embaladas pelo cantar das cigarras que as vinhas com vieielles vignes de 30 anos e suas uvas aproveitam cada raio de sol, permitindo assim um grande potencial aromático.

Em especial a uva Marsanne é um tanto especial quanto às condições climáticas do vinhedo. Em condições ideais e com os adequados cuidados na vinha, seus vinhos terão uma cor mais profunda, serão ricos e aveludados, frutos de polpa branca e cítricos. Podem, ainda, apresentar elevado teor alcoólico. O envelhecimento em barricas de carvalho pode ajudar na obtenção de maior corpo. Os melhores vinhos são, sem dúvida, propícios ao envelhecimento.




Uma excelente opção para acompanhar Mariscos, ostras, mexilhões, peixes, carnes brancas perfeito com a maioria dos grandes queijos franceses feitos a partir de leite não pasteurizado.

Um vinho tão particular, só poder nos proporcionar um prazer inigualável.





O amor que une a família Thénevet na Borgonha






 
     Para homenagear o pai, Jean-Claude Thevenet, Benjamim, Jonathan e Aurélien decidiram se unir e trabalhar na propriedade da família localizada no município de Pierreclos, entre as cidades de Macon e Cluny, no sul da Borgonha. Cada um com sua função e individualidade, porém com papéis complementares dentro da organização. Os três tem a mesma paixão: o vinho e a vinha. Por uma questão de exigência com seu próprio trabalho e comprometimento com seus consumidores, eles mesmos cuidam de tudo: da cultura da vinha até ao engarrafamento.

E o resultado é percebido em seu produto, com vieilles vignes de 30 anos e maturação sobre lies fines, esse delicioso Pinot Noir apresenta notas de frutos pretos e fruta madura, sendo um excelente acompanhamento para carnes vermelhas e ensopados.






sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Château Roque Peyre, um clássico de Bordeaux

Château Roque Peyre é uma pequena vinícola de 47 hectares  instalada em Bordeaux desde 1888. Com a tradição passada de geração para geração hoje, Martine et Jean Marie Vallette produzem vinhos autênticos com a verdadeira expressão de seu terroir

O vinhedo de 25 anos e a seleção manual dos cachos, proporciona características ímpares à seus vinho   frutado, com notas de especiarias e taninos muito macios, perfeito para será apreciado todos os dias e é também um grande coringa pela versatilidade que apresenta. Vinho de excelente relação custo x qualidade para ser oferecido sem medo para aquela visita especial ou inesperada, mas muito querida, acompanha muito bem churrasco, pizzas e queijos.








 

Château de Brigue e a união da família Brun


O Château de Brigue iniciou suas atividades em 1970 como uma empresa familiar. Seguindo os passos de seu fundador Roger Bruns, seu filho Fernand desenvolveu o trabalho e hoje cotamos com a terceira geração da família de produtores. Através da dedicação acumulada e know-how de cada geração, Château de Brigue é considerada uma das melhores e maiores vinícolas de Provence, o berço do vinho rosé.A vinícolas se estende por 120 hectares de vinhedos no coração de Côte de Provence ao longo da lendária estrada nacional 7, entre Aix-en-Provence, Cannes e Saint Tropez, no sul da França.Château de Brigue é administrada hoje pelos quatro irmãos que carregam a tradição da família Brun de servir seus vinhos Côtes de Provence aos consumidores por quase meio século.
Jean-Michel é encarregado das videiras,  Frédéric supervisiona processo de vinificação, controle de enologia e qualidade, Cristian é diretor de finanças e gere as operações enquanto Olivier lidera as vendas e mercados de desenvolvimento e comunicação.

Esse é um grande diferencial, ter o contato diretamente com a família para o que precisarmos. 





E o Château de Brigue Signature é propriamente dito a assinatura do Château, um vinho  de coloração salmão claro com reflexos dourados. No nariz aromas de morangos silvestres. Em boca um delicado sabor de morango e pêssego. Redondo e persistente. É um vinho agradável e frutado, composto por três castas distintas, porém complementares.


 
E que tal um acompanhamento super fácil de preparar e delicioso?? 

Brochettes (espetinhos)

200g de contra file
200g de peito de frango
100g de peito defumado
Azeite de oliva, pimenta do reino, sal, pimentões coloridos.
Corte o contra file, frango, bacon, e pimentos em cubos. Em um prato fundo coloque todos os ingredientes, azeite de oliva, sal e pimenta do reino. Deixe repousar por 2 horas mexendo regularmente.  Prepare a grelha na churrasqueira. Monte o espetinho alternando os ingredientes. Sirva com alface Americana na qual você poderá acrescentar tomates Cereja e cubos de queijo gruyere.


Bom apetite!!


 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

É tempo de Rosés

O clima do verão brasileiro tem tudo a ver com vinhos rosés. Elegantes, frescos, simpáticos e muito ricos em aromas e sabores, os vinhos rosés estão quebrando preconceitos e ganhando cada vez mais o seu espaço.

No sul da França, a Provence nos presenteia com seus belos vinhos rosados. E de fato, Provence é especialista no que faz. Pequenos produtores muitas vezes com com produção orgânica, nos surpreendem a cada dia com a qualidade de seus produtos, como o Domaine Saint André de Figuière, família de muita tradição o que se revela nas palavras do próprio produtor: "A terra e o seu vinhedo são o os bens mais preciosos para o coração de um viticultor".

Cuvée Magali é uma homenagem para a filha de Combard, que nomeou cada um de seus vinhos especiais com os nomes dos filhos, uma verdadeira prova de amor. um vinho que em nariz expressa nota de citros e frutos vermelhos e no paladar é agradável e fresco com notas finais de pomelo e damasco.


Um vinho surpreendente!!!
 http://www.vinhoseverest.com.br/produto/cuvee-magali-cotes-de-provence-260